Apresentação

O Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Universidade Federal da Bahia (NOAP/UFBA) tem a honra de colocar à disposição de profissionais da Educação, Saúde, Arte, Ciências e Museologia, o Curso de Extensão Universitária Os Bichos do Museu vão à Escola, em comemoração ao Ano Internacional da Biodiversidade, no ano de 2010.

O Curso é um ancoradouro do Edital 02/2009 - Apoio a Propostas de Formação Artística e/ou Qualificação Técnica na Área Museológica e Patrimonial, do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura da Bahia. Também é fruto de uma parceria com o Instituto Anísio Teixeira da Secretaria de Educação da Bahia.

Ocorrerá em duas turmas, uma de Abril a Julho e outra de Agosto a Novembro de 2010 e está estruturado em 4 módulos, com uma carga horária de 80 horas. No primeiro módulo, será discutida a tríade Museus, Ciência e Educação; no segundo módulo será abordado o conteúdo sobre os animais venenosos (especialmente as aranhas, os escorpiões e as serpentes) e os morcegos; já com um backgroud conceitual, no terceiro módulo, será realizada uma oficina de produção e documentação de material didático e no quarto módulo os estudantes colocarão em prática todo o conhecimento adquirido e produzirão 2 exposições em escolas de Salvador.